Baixe de graça o livro completo e as apresentações do I Simpósio sobre Alternativas de Alimentação do Gado na Seca
21/01/2017

panfleto frente panfleto verso

capa livrolivro contracapa

Clique aqui para baixar de graça o livro na íntegra do I Simpósio sobre Alternativas para Alimentação do Gado na Seca

Anais do I Simpósio sobre Alternativas para Alimentação do Gado na Seca / Editado por Danilo Gusmão de Quadros e Alexandro Pereira Andrade. – Barreiras : Editora Iracema / Gráfica Irmãos Ribeiro, 2016. 109 p.

 

Confira matéria da TV Oeste (Rede Bahia/Rede Globo de Televisão) exibida 29/08/2016 no BATV.

 

Clique no título e baixe as apresentações

Página
Suplementação de bovinos em sistema de pastagens: proteinados e misturas múltiplas

Dermeval F. Flores Neto

MATSUDA Nutrição Animal

Danilo Gusmão de Quadros

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal (NEPPA)/Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

01
Cana-de-açúcar na alimentação de vacas leiteiras

Lucas Teixeira Costa

Doutor em Zootecnia, Fazenda São Lucas

22
Perspectivas no cultivo intensivo de palma forrageira

Ricardo Loiola Edvan1, Alex Lopes da Silva2, Diego Sousa Amorim3, Sheila Vilarindo Sousa2, Barbara Silveira Leandro de Lima3 e Romilda Rodrigues do Nascimento4

 1Professor UFPI; 2Mestre em Zootecnia, bolsista CNPq; 3Alunos de Pós-Graduação em Zootecnia; 4Aluna de Graduação em Zootecnia, bolsista PIBIC/CNPq. Universidade Federal do Piauí.

51
Silagem de sorgo e de capim

Odilon Gomes

Professor do Departamento de Zootecnia da UFV – Universidade Federal de Viçosa/Bolsista do CNPq,

67
Uso de subprodutos e resíduos agroindustriais na alimentação de bovinos

Alexandro Pereira Andrade, Danilo Gusmão de Quadros

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal (NEPPA)/Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus IX.

Pablo Teixeira Viana

Núcleo de Pesquisa em Produção e Saúde Animal no Semiárido – Observatório FG/Faculdade Guanambi – FG|CESG.

Guilherme Augusto Vieira

Qualyagro Consultoria & Treinamento/UNIME Medicina Veterinária.

79
Projeto Esperança: Lado a Lado com o Produtor Rural na Convivência com a Seca

Danilo Gusmão de Quadros, Alexandro Pereira Andrade, Bruno Balisa, Tamire Brito das Chagas

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal – NEPPA/Universidade do Estado da Bahia – UNEB

106

 

Descrição do evento

IMG-20160902-WA0030

Produtores do oeste baiano se reúnem para discutir alternativas de convivência com a seca

Os criadores de gado têm sofrido as consequências da estiagem por muitas vezes desconhecer, ou mesmo não aplicar, as técnicas de conservação de forragem e reserva estratégica de alimentos.

Com o intuito de disseminar as práticas de planejamento forrageiro e de produção de forragens suplementares, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e parceiros associados realizaram o I SIMPÓSIO SOBRE ALTERNATIVAS PARA ALIMENTAÇÃO DO GADO NA SECA. O evento foi realizado no último dia 26 no auditório do IFBA em Barreiras-BA, reunindo aproximadamente 300 pessoas, composto de sua maioria de produtores rurais de várias partes da região.

A organização trouxe renomados especialistas para discutir com os criadores de gado a aplicação das técnicas mais atuais para a reserva estratégica e conservação de forragem na região oeste da Bahia.

Prof. Danilo Gusmão da UNEB, coordenador do evento, lançou o Projeto Esperança: UNEB Lado a Lado com o Produtor Rural na Convivência com a Seca, o qual irá distribuir milhares de mudas de plantas forrageiras melhoradas em toda a região a fim de de melhorar a alimentação do gado, viabilizar a pecuária e incrementar a “poupança de forragem”, ou seja, “guardar comida da época das vacas gordas para a época das vacas magras”, explica o Prof. Gusmão. Ele, que é conhecido como “o agrônomo do povo” graças a sua interação e longo trabalho de levar a ciência para quem mais precisa, elaborou juntamente com sua equipe a Cartilha Técnica deste novo projeto sócio-produtivo, que intervém positiva e diretamente na vida dos agricultores familiares, através das associações, cooperativas, movimentos sociais ligados a luta pela terra e representações dos trabalhadores rurais.

O Prof. Odilon Pereira da Universidade Federal de Viçosa, um dos grandes especialistas do Brasil neste assunto, trouxe métodos de prevenção dos efeitos danosos da seca por meio da conservação da forragem na forma de silagem, antiga técnica de preservação de alimentos para animais e que precisa ser expandida na região. Segundo o Prof. Odilon, “essa é a forma de manter o nível de produção dos animais na época seca do ano em níveis semelhantes aos observados na época chuvosa”. O produtor Ataíde da CATOLEITE, apresentado como caso de sucesso no evento, atestou a importância de estar preparado: “fazer a silagem é simples e enquanto na seca os criadores correm atrás de comprar com alto custo subprodutos agroindustriais para ração, nós ficamos tranquilos com a comida feita na própria propriedade”.

A palma forrageira foi tema da palestra do Prof. Ricardo Loiola da Universidade Federal do Piauí. “Essa planta, que é altamente resistente a seca, quando plantada de forma adensada e seguindo as práticas agronômicas, resulta em altas produtividades”, salientou o Prof. Ricardo. Outra alternativa apresentada com grande interesse pelos produtores foi a cana-de-açúcar. O Dr. Lucas Costa trouxe sua experiência de pesquisa e prática, pois sustenta a base de cana um grande rebanho em sua fazenda no sudoeste baiano. Nesse contexto, Dr. Konrado, produtor de leite de Serra Dourada e caso de sucesso no uso da cana na alimentação de bovinos, debateu os aspectos práticos da sua utilização e como a cana pode ser economicamente viável no oeste baiano.

A suplementação de bovinos em pastagens e o uso de co-produtos agroindustriais em rações completaram a grade deste grande evento, através das palestras do Dr. Demerval Flores da MATSUDA Nutrição Animal e Prof. Alexandro Andrade da UNEB, respectivamente.

No fechamento do evento o Prof. Gusmão ressaltou enfaticamente “vimos mais de 10 alternativas para alimentação do gado na seca; a única coisa que queremos é que vocês as usem”. A região agradece aos organizadores por esse grandioso evento.

IMG-20160902-WA0024 IMG-20160902-WA0020 IMG-20160902-WA0018 IMG-20160902-WA0016  IMG-20160902-WA0010IMG-20160902-WA0008


Todos os direitos reservados ao NEPPA - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal
Universidade do Estado da Bahia - Campus IX - NEPPA. BR 242, KM 4, S/N, Bairro: Flamengo,
Barreiras, Bahia, Brasil. CEP 47802-682.
Email: uneb_neppa@yahoo.com.br