II SIMPÓSIO SOBRE ALTERNATIVAS PARA ALIMENTAÇÃO DO GADO NA SECA
27/06/2017

Baixe o livro (em breve), as apresentações, consulte os resumos publicados e veja tudo sobre o II SIMPÓSIO SOBRE ALTERNATIVAS PARA ALIMENTAÇÃO DO GADO NA SECA

21040402_1501893683181981_1224766132_n21040788_1501893679848648_212789589_n

Apresentações

Link
Novas cultivares de gramíneas e leguminosas forrageiras

Allan Kardec Braga Ramos, Gustavo José Braga, Francisco Duarte Fernandes, João Paulo Guimarães Soares, Marcelo Ayres Carvalho

 

Novas cultivares gramineas leguminosas_Allan_K_Ramos
Inovações tecnológicas na nutrição de bovinos

Hermógenes Almeida de Santana Júnior, Elizângela Oliveira Cardoso Santana, George Abreu Filho, Fabrício Bacelar Lima Mendes, Thiago Pereira Motta, Pablo Teixeira Viana, Elves de Souza Cardoso

Inovacoes tecnologicas nutricao bovinos_Hermogenes_Santana_Jr
Inovações tecnológicas na conservação de forragens e alimentos volumosos

Pablo Teixeira Viana, Hermógenes Almeida de Santana Júnior, Alexandro Pereira Andrade, Thiago Pereira Mota

Inovacoes tecnologicas conservacao_Pablo_Viana
Inovações tecnológicas na conservação de forragens e nutrição de bovinos

Vinicius Lopes

Passo a passo para fazer uma silagem com máxima qualidade e o mínimo de perdas

Thiago Carvalho da Silva, Leandro Diego da Silva

Inovacoes tecnologicas MATSUDA

 

 

Silagem_Thiago_Silva

Viabilidade técnica e econômica da irrigação de pastagens

Eduardo Lima Duarte

Irrigacao pastagens_Eduardo_Duarte
Novas tecnologias na produção e utilização da palma forrageira

Marcelo Vieira Matos da Paz, Danilo Gusmão de Quadros

palma forrageira_Marcelo_Matos
Resultados de pesquisas em alternativas para alimentação do gado na seca no oeste da Bahia

Danilo Gusmão de Quadros, Alexandro Pereira Andrade, Eudo Barreto, Maikon Figueiredo Lemos

alternativas alimentacao gado seca oeste_Danilo_Quadros
Utilização da mandioca na alimentação de ruminantes no contexto da dinâmica da cadeia agroindustrial de produção de raízes

Mauro Pereira de Figueiredo, Bárbara Louise Pacheco Ramos, Carlos Alberto Alves de Oliveira Filho, Hosnerson Renan de Oliveira Santos, Luiza Maria Gigante Nascimento, Mário Henrique Melo e Lima, Reginaldo Muniz da Silva

Mandioca_Mauro_Figueiredo

 

II Simpósio sobre Alternativas para Alimentação do Gado na Seca

IMG_4421

Preocupados com as consequências danosas da estiagem sobre o rebanho (queda de ganho de peso, baixa na produção de leite e paralisação da atividade reprodutiva), produtores, técnicos e estudante de toda a região compareceram no II Simpósio sobre Alternativas para Alimentação do Gado na Seca, realizado no IFBA no dia 26 de agosto de 2017.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal da Universidade do Estado da Bahia e parceiros associados. “Essa iniciativa pretende difundir as técnicas de reserva estratégica e conservação de forragens para os criadores de gado da região”, ressaltou o Prof. Danilo Gusmão, coordenador geral do evento.

 

As palestras chamaram atenção pelo nível dos debatedores convidados, que apresentaram com excelente didática os resultados de pesquisa mais atuais na área.

As novas cultivares de gramíneas e leguminosas forrageiras foram apresentadas pelo Dr. Allan K. Ramos, da EMBRAPA, atualizando a região a respeito do que o programa de melhoramento genético nacional tem feito. Segundo Dr. Allan, “temos que diversificar as plantas forrageiras na propriedade, aproveitando o que cada uma oferece de melhor”.

IMG_4417 IMG_4473

A palestra do Prof. Thiago Carvalho, da UFG, era muito esperada, pois diversos produtores estão produzindo a silagem, mas com muitas perdas. “As perdas quantitativas e qualitativas podem ser bastante reduzidas quando se tomam os cuidados necessários desde a lavoura até a confecção e descarregamento do silo”, ressaltou o Prof. Thiago.

IMG_4485

Uma das culturas mais resistentes a seca é a palma forrageira. Marcelo Matos, da Superintendência da Agricultura Familiar/Secretaria de Desenvolvimento Agrário/Governo da Bahia, apresentou todos os aspectos da nova forma de utilização da palma: sob pastejo direto. De acordo ao palestrante, “ser garçom de vaca é algo caro e com o pastejo direto da palma os custos de mão-de-obra são reduzidos drasticamente”.

IMG_4546

A irrigação de pastagens é uma tecnologia cada vez mais usada na região. O Eng. Agr. Eduardo Duarte, da Companhia de Ação Regional/Governo da Bahia, apresentou os resultados técnicos e econômicos da aplicação da tecnologia. “Para dar certo, esse tipo de projeto tem que ser feito por técnico qualificado, pois muita coisa interfere no resultado final, inclusive a estrutura do rebanho”, assegurou o experiente técnico.

IMG_4579

A mesa redonda sobre inovações tecnológicas na conservação de forragens e nutrição de bovinos chamou atenção dos participantes. Os moderadores, Prof. Hermógenes Santana Jr, da UESPI, Prof. Pablo Viana, da Faculdade Guanambi, Dr. Vinicius Lopes da Matsuda e Marcos Bridi, das Sementes Biomatrix, trouxeram a visão da academia e do setor privado sobre as mais avançadas tecnologias que chegam ao mercado para reduzir a idade de abate de bovinos de corte e aumentar a lucratividade na pecuária leiteira.

IMG_4605 IMG_4590 IMG_4617 IMG_4641

A utilização da mandioca na nutrição animal foi tema da palestra do Prof. Mauro Figueiredo da UESB. “A mandioca é uma planta muito versátil, podendo ser utilizada na alimentação de bovinos, tanto a parte aérea, quanto as raízes, sob diferentes processos de ensilagem e fenação”, ressaltou o palestrante.

IMG_4658

Para trazer os resultados de pesquisa sobre alternativas para alimentação do gado na seca na região oeste da Bahia, o Prof. Danilo Gusmão da UNEB reuniu a contribuição do NEPPA nesse segmento. “Nesses 15 anos de trabalho, temos tecnologias geradas sobre silagem, feno, suplementação, sorgo, milheto, tratamento para melhoria de volumosos de baixa qualidade, resíduos e subprodutos agroindustriais na alimentação animal e plantas nativas de cerrado, bem como projetos de difusão de tecnologia, como “Projeto Esperança: Lado a Lado com o Produtor Rural na Convivência com a Seca” e “Nosso Leite, Nossa Renda: a Pecuária Leiteira como Ferramenta de Transformação Social”; porém muito mais virá por aí, com pesquisas sobre cana-de-açúcar, mandioca e palma forrageira”, disse o Prof. Gusmão.

IMG_4669

Foram mais de 300 participantes, que avaliaram positivamente o evento.

IMG_4471

Prêmio Esperança: Lado a Lado com o Produtor Rural na Convivência com a Seca

Para reconhecer os destaques nas ações de convivência com a seca na pecuária, o NEPPA/UNEB ofereceu uma homenagem as personalidades mais relevantes em termos de serviços prestados a sociedade rural. Foram quatro prêmios em diferentes categorias. Cada homenageado recebeu o Trofeu Esperança e um certificado.

Categoria produtor rural: Genivaldo “Pequeno” Domingues, da ASPROLEM de Missão de Aricobé (Angical), que é exemplo em aplicação do conceitos e recomendações técnicas na produção de leite. “Pequeno” obteve maior produtividade medida (48 toneladas por hectare) e menor custo unitário (R$ 60 por tonelada) de silagem de sorgo da região.

IMG_4691

Categoria institucional: Marcelo Matos, da SUAF/SDR/Governo do Estado, que idealizou e coordena o programa de distribuição da palma forrageira. O programa inspirador e transformador já distribuiu milhões de mudas dessa planta para os agricultores familiares do semiárido baiano e continua seu trabalho, que auxilia na melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e na erradicação da pobreza.

IMG_4571 IMG_4574

Categoria pesquisador: Prof. Mauro Figueiredo, da UESB, que durante sua vida acadêmica na área de nutrição animal, contribuiu com pesquisas sobre melhoria do valor nutritivo de subprodutos e resíduos agroindustriais, utilização de cana-de-açúcar e mandioca na alimentação de ruminantes. Além disso, o Professor orientou estudantes que hoje são professores e pesquisadores, em um efeito cascata da produção científica.

 IMG_4675 

Categoria liderança: Ângela Francisca Pinto, da PROLEITE de Wanderley. A Profa. Chiquinha, como gosta de ser chamada, é presidente de honra da associação e contagia a todos com sua força e determinação na defesa dos produtores de leite de seu município. Graças ao seu trabalho, em conjunto com o atual Presidente Valdo Porto e demais membros da PROLEITE, o município se configura entre os destaques regionais na produção de leite, com a captação de grandes investimentos governamentais, transformando a associação em prestadora de serviços na área de produção e conservação de forragens, melhoramento genético animal, captação e logística de comercialização do leite.

IMG_4721 IMG_4723

 

 Lançamento do Programa Regional de Convivência com a Estiagem na Pecuária

IMG_4706

Idealizado pelo Prof. Danilo Gusmão da UNEB, o Programa Regional de Convivência com a Estiagem na Pecuária tem como base as premissas e estratégias do Projeto Esperança – Lado a Lado com o Produtor Rural na Convivência com a Seca da UNEB e as ações da SDR, CAR, BAHIATER, SENAR, ACRIOESTE, SEBRAE, Sindicato dos Produtores e Trabalhadores Rurais, entre outros. As prefeituras municipais da região e empresas privadas estão inseridas no processo, juntamente com as instituições coordenadoras.

O Programa pretende ser um agente transformador da realidade de desolação que assola os produtores rurais durante a seca, fornecendo subsídios diretos para que isso aconteça, através de ações diretas de distribuição de plantas para reserva estratégica de forragem, capacitação dos produtores, implantação e difusão de tecnologias sociais de convivência com a seca e ações indiretas por meio do estímulo da replicação nas demais comunidades. As prefeituras foram convocadas a participarem, juntamente com os arranjos organizacionais locais da agricultura e do desenvolvimento sustentável.

Além da montagem de unidades de distribuição de mudas de palma forrageira, cana-de-açúcar melhorada, gramíneas e leguminosas forrageiras, o Programa irá capacitar os produtores rurais, montar unidades demonstrativas, realizar dias de campo e palestras, realizar uma campanha da “poupança de forragem” incluindo programas de rádio, vídeos técnicos, TV, cartazes, folders, cartilhas técnicas, entre outras. A novidade é a inclusão de um aplicativo para celular.

Representantes das entidades participantes, como UNEB, CAR/SDR/Governo da Bahia, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, ACRIOESTE e diversas Secretarias  Municipais de Agricultura, bem como parceiros da iniciativa privada, estiveram presentes no Lançamento, endossando a importância do programa e a união de esforços para melhorar as condições da criação animal e de renda dos produtores rurais.

IMG_4707 IMG_4718 IMG_4712

RESUMO APROVADOS

 II SIMPÓSIO SOBRE ALTERNATIVAS PARA ALIMENTAÇÃO DO GADO NA SECA

Esse ano tivemos a apresentação de trabalhos científicos. Vejam abaixo a lista e baixem os trabalhos:

IMG_4725

  1. Utilização de unidade demonstrativa como forma de incentivo ao uso da palma forrageira no norte do estado do Espírito Santo

Felipe Lopes Neves, Adriano Marques Spínola, Enésio Francisco de Oliveira, André Pereira Porto, Lailso Moreira Sossai, Juliane Damasceno de Carvalho Neves

Resumo 01

  1. Uso do silo Cincho para ensilagem de Cameron e Cana no norte do estado do Espírito Santo;

Lázaro Samir Abrantes Raslan; Paulo Roberto Pegorete; Elis Pegorete

Resumo 02

  1. Morfometria da carcaça de cordeiros submetidos a dietas de alto concentrado com caroço de algodão associado com lignosulfonato de cálcio

Marcelo Natan de Oliveira Rocha, Pablo Teixeira Viana, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho, Mateus Gonçalves Costa, Geraldo Magalhães Melo Filho, Hosnerson Renan de Oliveira Santos

Resumo 03

  1. Bioeconomicidade e comercialização de ovelhas de descarte submetidas a dietas de alto concentrado com caroço de algodão associado com lignosulfonato de cálcio

Mateus Gonçalves Costa, Pablo Teixeira Viana, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho, Hermógenes Almeida de Santana Júnior, Marcelo Natan de Oliveira Rocha, Dallyson Yehudi Coura de Assis

Resumo 04

  1. Bioeconomicidade e comercialização de cordeiros submetidas a dietas de alto concentrado com caroço de algodão associado com lignosulfonato de cálcio;

Pablo Teixeira Viana, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho, Hermógenes Almeida de Santana Júnior, Mateus Gonçalves Costa, Marcelo Natan de Oliveira Rocha, Mauro Pereira de Figueiredo

Resumo 05

  1. Características da carcaça de cordeiros submetidas a dietas de alto concentrado com caroço de algodão associado com lignosulfonato de cálcio;

Marcelo Natan de Oliveira Rocha, Pablo Teixeira Viana, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho, Mateus Gonçalves Costa, Dallyson Yehudi Coura de Assis, Geraldo Magalhães Melo Filho

Resumo 06

  1. Bioeconomicidade na comercialização da carcaça de cordeiros submetidas a dietas de alto concentrado com caroço de algodão associado com lignosulfonato de cálcio;

Pablo Teixeira Viana, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho, Hermógenes Almeida de Santana Júnior, Mauro Pereira de Figueiredo, Alexandro Pereira Andrade, Yann dos Santos Luz

Resumo 07

  1. Bioeconomicidade na comercialização da carcaça de ovelhas de descarte submetidas a dietas de alto concentrado com caroço de algodão associado com lignosulfonato de cálcio.

Mateus Gonçalves Costa, Pablo Teixeira Viana, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho, Jennifer Souza Figueiredo, Hermógenes Almeida de Santana Júnior, Marcelo Natan de Oliveira Rocha

Resumo 08

9. Produção intensiva de gado de corte no oeste baiano: estudo de caso
Lívio Emanuel Mascarenhas Freitas, Guilherme Augusto Vieira, Danilo Gusmão de Quadros

Produção intensiva de gado de corte no oeste baiano estudo de caso


Todos os direitos reservados ao NEPPA - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal
Universidade do Estado da Bahia - Campus IX - NEPPA. BR 242, KM 4, S/N, Bairro: Flamengo,
Barreiras, Bahia, Brasil. CEP 47802-682.
Email: uneb_neppa@yahoo.com.br