Interação entre o tipo de pastagem e a verminose em ovinos e caprinos
28/03/2018

Pesquisa sobre a interação o tipo de pastagem e entre verminose em pequenos ruminantes 

As nematodioses se constituem no principal problema sanitário dos pequenos ruminantes. Grande parte dos vermes se encontram na pastagem e não no animal. Portanto, é muito importante para o manejo integrado de parasitos o conhecimento da dinâmica populacional no animal e na pastagem.

provicapri ciclo verminose

Com o objetivo de avaliar as nematodioses de ovinos e caprinos mantidos em pastagens dos capins andropógon, estrela-africana, Tanzânia e mombaça, foram conduzidos dois experimentos, nas Fazendas Santa Bárbara e Santo Ângelo, no município de Barreiras – Bahia, de 2003 a 2004. Os nematódeos gastrintestinais mais prevalentes nos ovinos, pastejando os capins Tanzânia, andropógon e estrela-africana, foram: Trichostrongylus spp., Haemonchus spp., Cooperia spp., Oesophagostomum spp. e Strongyloides sp., com infecção crescente na estação de pastejoOs capins apresentaram concentrações semelhantes de larvas infectantes. O capim-andropógon apresentou utilização menos eficiente pelos animais, com alta quantidade de material morto, enquanto nos capins Tanzânia e estrela-africana a densidade de colmos, abaixo de 30 e 15 cm, respectivamente, foi elevada. Os nematódeos gastrintestinais mais prevalentes em ovinos e caprinos mantidos em pastagens de P. maximum, foram: Haemonchus spp., Trichostrongylus spp., Oesophagostomum spp. (caprinos), Cooperia spp. (ovinos). Os ovinos apresentaram menor infecção por nematódeos do que os caprinos, embora ao longo da estação de pastejo ambos tenham sido crescentemente infectados. Na produção de caprinos e ovinos em pastagens, devem ser considerados no controle integrado de nematódeos, a espécie de gramínea forrageira, a altura de manejo e a espécie animal.

provicapri corte forragem

Corte estratificado da forragem

provicapri fracoes forragem
Frações colmos, folhas e matérial morto.

provicapri baldesColocação da forragem nos baldes – Laboratório de Produção Animal do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Produção Animal – Universidade do Estado da Bahia
provicapri larvas 2Capim no balde para extração das larvas infectantes
provicapri larvas 3Aparelho de Baermann para extração das larvas infectantes

provicapri opg1

Coleta de fezes para análises parasitológicas

provicapri opg2

Análise coprológica

 

Baixe os artigos completos com os resultados dessas pesquisas 

QUADROS, Danilo Gusmão de; SILVA SOBRINHO, A. G. ; RODRIGUES, Luís Roberto de Andrade ; OLIVEIRA, Gilson Pereira de ; XAVIER, Cláudia Pereira ; ANDRADE, Alexandro Pereira. EFEITO DE TRÊS ESPÉCIES DE GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS SOBRE A ESTRUTURA DA PASTAGEM E DISTRIBUIÇÃO VERTICAL DE LARVAS INFECTANTES DE NEMATÓDEOS GASTRINTESTINAIS DE OVINOS. Ciência Animal Brasileira (UFG. Impresso), v. 13, p. 139-144,2012.

QUADROS, Danilo Gusmão de; SILVA SOBRINHO, A. G. ; RODRIGUES, Luís Roberto de Andrade ; OLIVEIRA, Gilson Pereira de ; XAVIER, Cláudia Pereira ; ANDRADE, Alexandro Pereira ; CUNHA, Maria Luisa de Carvalho Souza e ; FEITOSA, José Valmir. VERMINOSE EM CAPRINOS E OVINOS MANTIDOS EM PASTAGENS DE Panicum maximum Jacq. NO PERÍODO CHUVOSO DO ANO. Ciência Animal Brasileira (UFG. Impresso), v. 11, p. 751-759, 2010.


Todos os direitos reservados ao NEPPA - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal
Universidade do Estado da Bahia - Campus IX - NEPPA. BR 242, KM 4, S/N, Bairro: Flamengo,
Barreiras, Bahia, Brasil. CEP 47802-682.
Email: uneb_neppa@yahoo.com.br