Silagem de capim
26/01/2017

Silagem de capim

Diversos experimentos foram realizados para avaliar aditivos secos e nutritivos para silagem de capim elefante.

 

Justificativa

A produção de forragem na região oeste da Bahia apresenta grande estacionalidade, ocorrendo períodos favoráveis e logo depois desfavoráveis. Isso ocorre por causa da concentração de chuva em um período do ano. Por isso a conservação da forragem como silagem proporciona uma fonte importante de alimento nutritivo, durante o período da seca.

O capim-elefante (Pennisetum purpureum) é a gramínea tropical que apresenta valor de matéria seca baixo quando o valor nutritivo é alto, apesar disso, por apresentar em grande quantidade e ser de baixo custo na região, é a principal forrageira empregada para a confecção de silagem.

A silagem é a forragem conservada por meio de processo fermentativo em ambiente anaeróbico, quando são expostas ao ar, microrganismos oportunistas iniciam atividade metabólica produzindo calor e consumindo nutrientes. Ocorrendo assim, a redução do valor nutritivo ou até mesmo a inutilização do material.

Para melhorar a silagem, tanto no aspecto de formação, nutricional ou da estabilidade aeróbia, têm se utilizado os aditivos. Eles são produtos adicionados em pequenas quantidades junto com a forrageira durante o processo de confecção da silagem, e agem no sentido de cobrir as características que faltam na forrageira.

silagem4

Silos experimentais

silagem5silagem6

Análise laboratorial

 

silagem7

Avaliação da degradabilidade in situ

 

Baixe os artigos com os resultados destas pesquisas

ANDRADE, Alexandro Pereira ; QUADROS, Danilo Gusmão de ; BEZERRA, A.R.G. ; ALMEIDA, J.A.R. ; SILVA, P.H.S. ; ARAÚJO, J.A.M. . Aspectos qualitativos da silagem de capim-elefante com fubá de milho e casca de soja. Semina. Ciências Agrárias (Impresso) , v. 33, p. 1209-1218, 2012.

 

ANDRADE, Alexandro Pereira ; QUADROS, Danilo Gusmão de . Estudo comparativo de metodologias para a determinação do pH em silagens de capim com aditivos seco e nutritivo. Revista Acadêmica: Ciências Agrárias e Ambientais (PUCPR. Impresso), v. 10, p. 51-55, 2012.

Capim elefante com casca de café (Trabalho conduzido na UESB durante a graduação do Prof. Danilo Gusmão).

QUADROS, Danilo Gusmão de ; FIGUEIREDO, Mauro Pereira de ; NUSSIO, Luís Gustavo ; SANTOS JÚNIOR, Nelson Cardoso dos ; FEITOSA, José Valmir ; FERREIRA, Joel Queiroga . Fermentative and nutritional traits of elephantgrass silage added with increasing proportions of coffee hulls. Acta Scientiarum (UEM), UEM – Maringá-PR, v. 25, n.1, p. 207-214, 2003.


Todos os direitos reservados ao NEPPA - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal
Universidade do Estado da Bahia - Campus IX - NEPPA. BR 242, KM 4, S/N, Bairro: Flamengo,
Barreiras, Bahia, Brasil. CEP 47802-682.
Email: uneb_neppa@yahoo.com.br